segunda-feira, 22 de junho de 2009

Deixe a Sua Luz Própria Brilhar

Parte de um livro da Debbie Ford que a Zen mandou :].Neste capítulo ela fala sobre amor próprio auto-estima. "Quando eu estava num centro de desintoxicação de drogas, uma mulher foi até dar uma palestra para um de nossos grupos. Ela começou nos contando que havia se formado na faculdade entre os primeiros da classe. Estava casada há 13 anos e tinha um relacionamento espetacular com o marido. Era uma mãezona e uma excelente comunicadora. Como ela continuava a falar das coisas que sabia fazer bem, eu pensei: “Que chata convencida! Quem ela pensa que é? Por que eu tenho de ouvi-la?” E então ela parou, olhou bem no fundo dos olhos de cada um de nós e disse: “Vim até aqui para falar a vocês sobre amar a si mesmo. Sobre a importância de vocês conheceram todas as suas boas qualidades e serem capazes de compartilhá-las com as pessoas”. Ela explicou que, para amar a nós mesmos, temos de estar dispostos a deixar nossa luz própria brilhar com toda a intensidade. Temos de agradecer a nós mesmos, todos os dias, por tudo de bom que fizemos. Devemos inventariar nossa vida e aplaudir nossas realizações. E, ao permitir que nossa luz própria brilhe, estaremos mostrando aos outros que seria bom para eles brilhar também. Naquela tarde, aprendi uma das mais valiosas lições da minha vida: não só está certo dizer coisas boas a respeito de si mesmo como é imperativo que se faça isso. Precisamos reconhecer nossos dons e nossos talentos. Devemos aprender a apreciar e honrar tudo aquilo que fazemos bem. Temos que encontrar nossa excepcionalidade. Muitas pessoas não são capazes de se apropriar do seu sucesso, da sua felicidade, da sua saúde, da sua beleza e da sua própria divindade. Espere um momento para acalmar sua mente. Respire profundamente diversas vezes e, bem devagar, leia a lista a seguir. Depois de olhar as palavras, diga a si mesmo: “Eu sou_______”, para todas. Por exemplo: Eu sou saudável; Eu sou bonito; Eu sou brilhante; Eu sou talentoso; Eu sou rico. Escreva num papel todas as palavras que não o deixam à vontade. Inclua aquelas que representam coisas que você admira em outra pessoa mas e não incorpora a você mesmo. Satisfeito, seguro, amado, inspirador, sensual, radiante, delicioso, arrebatado, animado, alegre, sexy, magnânimo, vivo, realizado, vigoroso, ousado, flexível, responsável, disciplinado, feliz, bonito, desejável, bem-aventurado, entusiasta, corajoso, precioso, afortunado, maduro, artístico, vulnerável, consciencioso. Você tem todas essas qualidades. Tudo o que tem a fazer para manifestá-las é revelá-las, apropriar-se delas e incorporar cada uma. Se conseguir perceber em que ponto da vida manifestou uma determinada característica, ou em que situações consegue se imaginar expressando-a, você conseguirá se apropriar dela. Você precisa estar disposto a dizer: “Eu sou isso”. O próximo passo é encontrar o benefício correspondente a essa característica. Talvez seja particularmente difícil incorporar certos traços que contradizem a realidade externa. É difícil incorporar a palavra “rico” se a pessoa estiver desempregada ou com dívidas. Em casos como esse, é importante ser capaz de imaginar circunstâncias em que você pode ficar rico, como um novo emprego ou uma nova carreira. Caso você não consiga incorporar uma determinada palavra, é improvável que chegue a provar a experiência. Se você for solteiro e quiser se casar, terá de incorporar seu aspecto casado. Cada um de nós resiste a coisas diferentes. Algumas delas apresentarão inúmeras evidências para apoiar a sua convicção de que elas não pertencem a você, mas todas as pessoas podem descobrir essas características em si mesmas, quando procuram com empenho. O ato de repetir uma palavra inúmeras vezes tem a capacidade de desencadear uma variedade de respostas. Você pode sentir raiva, resignação, medo, vergonha, culpa alegria, excitação ou um sem-número de emoções. Não existe uma forma correta e exclusiva de sentir, mas o importante é conservar o sentimento. Não importa como você se sinta, não fuja, porque, ao se comprometer com o processo de recuperar os aspectos rejeitados, você está dizendo ao Universo que está pronto para ser inteiro. Apropriar-se de um traço positivo que você rejeitou antes é assustador, pois isso exige que você deixe para trás todas as histórias e desculpas. Você tem de abandonar todos os motivos que aparentemente justificavam o fato de você não ter alcançado tudo o que desejou na vida. Quando você não reconhece todo o seu potencial, você não permite ao Universo que ele lhe dê seus talentos divinos. Ou você escolhe abrir o coração e incorporar todo o seu ser, ou continua a viver com a ilusão de quem você é hoje. E o perdão é o passo mais importante na trilha do amor-próprio. Devemos nos ver com a inocência das crianças e aceitar nossas falhas e dúvidas com amor e compaixão. Precisamos deixar de lado os julgamentos severos e entrar em acordo com os erros que cometemos. Temos de saber que somos dignos de perdão e que esse dom divino nos ensina que errar faz parte do ser humano. O perdão vem do coração, não do ego, e é uma escolha. A qualquer momento, podemos renunciar aos nossos ressentimentos e juízos e perdoar a nós e aos outros. Procure à sua volta a raiva armazenada. Se você está com medo de descobrir o seu ódio, lembre-se de que a sua energia está enterrada junto com ele. A raiva só é um sentimento negativo quando é reprimida ou quando se lida com ela de forma errada. Se você tiver piedade de si mesmo, conseguirá facilmente deixar que todos os seus aspectos, seu amor e sua raiva, coexistam em você. A verdade é que a recuperação que você procura nos seus relacionamentos não virá de outras pessoas; tem que partir, em primeiro lugar, de você. Virá da comunhão entre todas as qualidades que vivem em você. A desesperança nasce do abismo entre Deus e o ser. Ao lembrar que formamos uma unidade com todos, reanimamos Deus dentro de nós. Ouça sua voz interior. Escute o que esse ser dentro de você quer e necessita. Talvez ele precise ouvir: “Eu o amo, eu aceito você”, ou: “Eu valorizo você”. O fundamental é se respeitar, enviando a você mesmo a mensagem de que você é importante. Honre e respire o seu talento. Ao se honrar e se respeitar, você será capaz de fazer a mesma coisa com os outros, atraindo pessoas que pensam como você e situações positivas. Quando comecei meu processo de recuperação, fiz uma lista de todas as coisas que eu podia fazer para mim mesma. É importante distinguir entre o que é bom para o respeito próprio e o que faz bem para a alma. Eu acabara de romper um relacionamento e estava me sentindo muito só. Em vez de mergulhar na tristeza, decidi levar adiante meu projeto de me apaixonar por mim mesma. Em vez de ficar esperando encontrar alguém para ter um romance, eu me namorava – e isso dava certo. Todos os dias, eu aprendia mais sobre como acalentar minha alma. Faça para si mesmo o que você gostaria que outra pessoa fizesse. Se gostar de flores, compre flores para você. Ponha uma música suave e acenda velas. Torne-se importante para você mesmo. O mundo reflete a sua imagem para você. Se você amar, acalentar e apreciar o seu ser internamente, isso transparecerá na sua vida exterior. Se desejar mais amor, dê-se mais amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário